Breaking News

airBaltic liga Talin à Madeira pela 1.ª vez


A companhia aérea da Letónia, airBaltic, começa uma nova operação para a Madeira no próximo Inverno IATA. Assim, a partir de 26 de outubro, inicia os voos Talin (Estónia) - Funchal, com 1 frequências semanal, ao domingo. Estão previstas 22 frequências até ao dia 22 de março de 2025, correspondentes a uma oferta de 3.190 lugares em cada sentido.

Será a primeira vez que haverá uma operação regular Talin-Funchal, já que, até agora, existiram apenas alguns charters pontuais desde a capital da Estónia e apenas no período setembro a outubro.

Refira-se que esta operação se junta à operação Riga-Funchal, que se iniciou em outubro de 2024 e que marcou a estreia da airBaltic na Madeira.

A ligação operou ao longo de todo a época de inverno com 2 a 3 frequências semanais, tendo sido assegurado um total de 51 frequências nessa rota, correspondentes a 7.395 lugares em cada sentido. Esta operação regular sazonal irá repetir-se, nos mesmos moldes, no próximo Inverno IATA.

A airBaltic (Air Baltic Corporation AS) é a principal companhia aérea dos países bálticos e uma das transportadoras com crescimento mais rápido na Europa.

Enquanto companhia aérea híbrida, tira partido das vantagens tanto das transportadoras tradicionais de rede como das operações com alocação de lugares por parte de operadores turísticos.

Através de uma rede de cerca de 130 rotas a partir de Riga, Talin, Vilnius, Tampere e, sazonalmente, Gran Canária, a companhia liga os Países Bálticos a mais de 70 destinos na Europa, Médio Oriente, norte de África e Cáucaso.

Através de um contrato com o Grupo Lufthansa, opera, também, desde 2023, em regime de wet lease (contrato onde uma companhia aérea (o locador) fornece a outra (o locatário) uma aeronave completa, juntamente com a tripulação, manutenção e seguro), diversos voos regulares europeus da SWISS e Lufthansa, à partida dos aeroportos de Zurique, Frankfurt e Munique.

Fundada em 1995, a airBaltic opera atualmente uma das frotas mais jovens da Europa, composta por 50 aeronaves Airbus A220-300, e emprega mais de 2.800 pessoas. 
Em fevereiro de 2025, tornou-se a 1.ª companhia aérea europeia a oferecer internet gratuita de alta velocidade da SpaceX Starlink nos seus voos. 
A empresa é maioritariamente detida pelo estado letão, que possui uma participação de 97,97%, sendo os restantes 2,03% detidos por acionistas privados.

A companhia tem code-share com a TAP e companhias aéreas do Grupo Lufthansa, o que aumenta, de forma considerável, o potencial de captação de tráfego, através dos ‘hubs’ de Riga e Talin.

Quanto aos países bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia), há que referir que a GetJet já oferece uma frequência semanal operada em regime charter para Vilnius e airBaltic tem a operação no Inverno para Riga. 
A nova ligação para Talin vem assim completar a presença dos três países bálticos na operação aérea de Inverno para a Madeira, consolidando o ensejo da Região no alargamento da conectividade com o norte da Europa.

Sem comentários